(24) 2252 1692 - (24) 2252 3676 - (24) 2252 0757

Exames

Reprodução humana

Este departamento executa diversas análises avançadas, que segue recomendações das mais importantes padronizações internacionais. São exames altamente especializados e avançados, que prestam uma inestimável ajuda para o diagnóstico de quase todos os distúrbios que afetam o trato genital masculino, especialmente infertilidade masculina e para avaliação de pacientes que se submetem a técnicas de reprodução assistida.

Atualmente disponibilizamos as seguintes rotinas especializadas:

1.    Análise seminal avançada: é o principal exame da rotina do departamento. Este exame segue a padronização da Organização Mundial da Saúde para o exame do sêmen (WHO-manual 2010) e inclui ainda uma série de rotinas complementares desenvolvidas pelo Dr. Fernando, cuja associação de resultados, permite ter uma ampla visão sobre a atividade funcional de todos os órgãos genitais. Esta rotina é útil para o diagnóstico de qualquer distúrbio que afete o trato genital masculino.

2.    Teste de migração espermática (Capacitação): este teste avalia as chances de concepção de pacientes que se submetem a técnicas de reprodução assistida (inseminação intra-uterina, FIV e ICSI). O teste é particularmente útil para avaliar a viabilidade para uma inseminação intra-uterina.

3.    Rotina microbiológica completa do sêmen: Neste exame, nós focamos na identificação de todos os agentes etiológicos de infecções genitais masculinas e femininas, devido à prevalência de uma grande variedade de microrganismos no sêmen e em secreções genitais. Com este propósito, nós montamos uma rotina para identificar bactérias aeróbicas gram positivas e gram negativas (Staphylococcus sp, Streptococcus sp, enterobacteriáceas, etc.), bactérias anaeróbicas (Peptococcus e Peptostreptococcus sp, Corynebacterium sp, Eubacterium sp, Propionibacterium sp, Bifidobacterium sp, Lactobacillus, Bacillus sp, Clostridium sp, Actinomyces sp, Gardnerella vaginalis, Neisseria gonorrhoeae, Mobiluncus sp, Bacteroides sp, Fusobacterium sp, Candida sp, Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum, Chlamydia trachomatis e Trichomonas vaginalis). Nossa rotina tem capacidade para detectar todos estes microrganismos, em qualquer amostra genital masculina ou feminina.


Biologia Molecular

A Biologia Molecular consiste principalmente em estudar as interações entre os vários sistemas da célula, partindo da relação entre o DNA, o RNA e a síntese de proteínas, e o modo como essas interações são reguladas.

Exames de Biologia Molecular, hoje, encontram-se a disposição para fazer o diagnóstico precoce de vários tipos de câncer utilizando marcadores genéticos como o BRCA-1 e BRCA-2, que são marcadores cancerígenos do câncer de mama e ovário, ajudando na prevenção de milhares de casos de câncer nas mulheres e homens.

Outro exemplo de uso da biologia molecular é no Teste de Intolerância a Lactose, onde, o mesmo, é feito sem a necessidade de tirar sangue ou tomar a lactose, analisando assim, as células com predisposição à intolerância a lactose através da saliva.

Inúmeros exames podem ser feitos com confiabilidade e segurança dos testes genéticos, para ter acesso a nossa lista de exames clique aqui.


Bioquímica

Os exames de bioquímica são de grande importância no diagnóstico de inúmeras patogenias como diabetes, doenças renais, doenças cardíacas, hepatopatias, doenças pancreáticas, disfunções eletrolíticas, entre outras.

Ao longo de décadas grandes empresas multinacionais tem se dedicado na melhoria dos equipamentos, reagentes e controle de qualidade.

O Laboratório SIAC tem acompanhado de perto essas evoluções, para tanto, o setor de bioquímica possui equipamentos avançados e isso significa maior agilidade na emissão do resultado com altíssimo grau de confiabilidade. Para ter acesso a nossa lista de exames clique aqui


Citopatologia (Citologia)

O departamento de Citopatologia e Histopatologia do Laboratório SIAC conta com profissional experiente na investigação de patogenias em diversos materiais biológicos, como secreções, líquidos, tecidos, material cervico-vaginal e mama.

O Laboratório SIAC tem como objetivo observar as alterações celulares morfológicas causadas por agentes bacterianos, viróticos ou não identificando as anomalias seja ela de núcleo ou citolasma que possa diagnosticar os efeitos nocivos causados por estas alterações. Para ter acesso a nossa lista de exames clique aqui.


Endocrinologia

Os exames de endocrinologia são de grande importância na avaliação dos hormônios. Os hormônios são substâncias químicas segregadas pelas glândulas endócrinas (tireóides, ovários, supra-renais, hipófise, etc.) que ao passarem para os vasos sanguíneos tem efeitos específicos sobre as atividades de outros órgãos. Regulam todos os mecanismos de reprodução, controlam o crescimento, mantém a saúde, auxiliam o sistema nervoso, etc.

Sabendo da importância destes exames o Laboratório SIAC dispõe de equipamento de ótima qualidade da mais conceituada empresa multinacional. Tudo isso para garantir aos nossos clientes os mais confiáveis resultados, além disso possuímos convênios com os melhores laboratórios de apoio do Brasil.


Hematologia

Alterações hematológicas levam a determinadas doenças que tempos atrás não se conhecia. Com o avanço tecnológico, hoje, essas doenças são diagnosticadas e conhecidas como, por exemplo, as talassemias, anemia falciforme, HPN e outras. Há uma necessidade da classificação das anemias para um tratamento correto. Os exames hematológicos também contam com grandes evoluções tecnológicas ao longo de várias décadas com a intenção de proporcionar, à comunidade médica, exames hematológicos precisos.

O Laboratório SIAC conta com equipamento automatizado capaz de realizar hemogramas com qualidade em menor espaço de tempo. Este equipamento realiza a contagem das hemácias, dosagem da hemoglobina, hematócrito, índices hematimétricos, RDW, MPV, contagem dos leucócitos e plaquetas. Para ter acesso a nossa lista de exames clique aqui.


Imunologia

Tem havido muitas descobertas importantes no campo da imunologia nos últimos anos. Os desenvolvimentos no campo da biologia molecular capacitaram investigadores a empregar técnicas sofisticadas e sensível, no desafio de uma melhor compreensão do sistema imunológico. Muitas das descobertas feitas ajudaram a explicar o quebra cabeça que vinha intrigando imunologistas por décadas e que, por vezes, tornou difícil a compreensão do sistema imunológico. Juntamente com a biologia molecular a imunologia tem contribuído, ultimamente, com grande massa de conhecimento. Desenvolvimento de alta tecnologia para dosagens de determinadas proteínas que causam transtornos ao funcionamento do organismo. A detecção de anticorpos para HIV, VDRL, Rubéola, Hepatite, Toxoplasmose, Citomegalovírus, IgA, IgG, IgM, IgE, entre outros, são exames de última geração e qualidade.

O Laboratório SIAC adquire os melhores equipamentos e suprimentos dos mais renomados fabricantes no mercado mundial e tem disponibilizado aos clientes a mais ampla linha de testes em imunologia. Para ter acesso a nossa lista de exames clique aqui.


Microbiologia

Doenças infecciosas são a causa de morte mais comum nos países em desenvolvimento e seus diagnósticos e tratamento representam um significante desafio para as autoridades de saúde. Um grande marco no tratamento das doenças infecciosas aconteceu na década de 40 com a descoberta da penicilina por Alexander Fleming (1881 — 1955), outros antibióticos sejam eles naturais ou sintéticos foram desenvolvidos ao longo desses anos, na busca incessante no combate aos microrganismos patogênicos ao homem. Esses mesmos microrganismos com o uso inadequado da antibioticoterapia sofrem mutações genéticas e resistência à medicação existente para o combate das infecções causadas por estes microrganismos e podem levar à morte.

O Laboratório SIAC, com intuito de oferecer apoio diagnóstico a comunidade médica, possui exames para a identificação e quantificação dos microrganismos, bem como a identificação de possíveis medicamentos adequados a terapia. Para ter acesso a nossa lista de exames clique aqui.


Parasitologia

Ao observarmos os seres vivos - animais e vegetais vemos que o seu inter-relacionamento é muito grande. Podemos, mesmo, afirmar que nenhum ser vivo é capaz de sobreviver e reproduzir-se independentemente de outro. Existe uma gama de parasitas intestinais ou não que causam preocupações a comunidade médica. Muitos parasitas realmente podem causar complicações à saúde do homem, dependendo do grau de infestação. Como exemplo diarreias, anemias, obstrução intestinal, desnutrição, comprometimento hepático, e outros.

No Laboratório SIAC contamos com os melhores métodos para a detecção dos helmintos e protozoários, bem como modernos métodos para a realização de pesquisa de oocistos e coprologia funcional. E além dos testes tradicionais, oferecemos os testes-rápidos imunocromatográficos específicos para Rotavírus, Adenovírus, Entamoeba, Giargia e Crypstosporidium e ainda realizamos o exame que diagnostica a doença inflamatória do intestino, a Colprotectina fecal.


Urinálise

Os exames de urina são de grande importância e sua solicitação já vem de muitas décadas. Célebres pesquisadores deixaram grandes trabalhos científicos como Paul Ivon - farmacêutico francês (1848-1913), a quem se deve notáveis trabalhos sobre a análise da urina.

Um simples exame EAS (Elementos Anormais e Sedimentoscopia) pode ser capaz de diagnosticar vários estados patogênicos como infecção urinária, infestação da via urinária por protozoários, infestação da via urinária por fungos, hematúrias, identificação de cristais que muitas vezes estão relacionados a cálculos renais, detecção da elevação de glicose e outras alterações fisiológicas que venham modificar os elementos da urina.

O Laboratório SIAC possui bons profissionais, todos treinados e qualificados, bem como boas técnicas para a realização dos exames de urina. Garantir um resultado compatível com o quadro clínico é a meta de todos os setores do laboratório e não seria diferente no setor de urinálise.